Educação – ANPRI

Os Videojogos têm uma função determinante na educação e formação dos jovens, a qual deve ser potenciada enquanto contributo para a sua inclusão social e como fator de crescimento intelectual.

Reconhecendo o papel fulcral dos professores no desenvolvimento educativo e pessoal dos alunos, bem como o interesse que têm no acompanhamento destes também nos meios virtuais, o Famalicão Extreme Gaming lança o desafio às Escolas para participar nos workshops e dar a oportunidade aos seus alunos de jogar e experimentar os títulos e dispositivos do mercado, participar em novas experiências lúdicas e partilhá-las com os professores
acompanhantes, adquirir conhecimento num ambiente muito divertido e descontraído.
O Espaço Educação é uma iniciativa em torno da gamificação e orientada para as Escolas através da divulgação das atividades associadas ao  desenvolvimento dos videojogos, das Apps- videojogo educativas, entre outras em parceria com a ANPRI, que despertam o interesse dos mais jovens para áreas de ensino como a programação, robótica, entre outras.

 

Objetivos:

– Promover a prática e a cultura do uso da tecnologia;

– Divulgar experiências que promovam a utilização de jogos na sala de aula como promotores de aprendizagem;

– Sensibilizar para uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet;

– Favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais.

 

Alunos e professores poderão participar em workshops/sessões de  apresentação no Espaço Educação – ANPRI, de acordo com o programa abaixo.

Para visitas de estudo, clique no botão e inscreva os seus alunos. Quando realizar a inscrição, selecione os workshops pretendidos.

Programar um jogo para smartphones android usando o MIT App Inventor View Details

Location: Espaço Educação ANPRI

Esta oficina tem objetivo juntar o Scratch a uma placa de prototipagem eletrónica (Arduino), usada por artistas, designers, makers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores através de programação por blocos no ambiente scratch. View Details

Location: Espaço Educação ANPRI

O Robot Anprino combina a impressão 3D, arduino, eletrónica e programação num robot.   Neste workshop vamos programar o Robot Anprino com a plataforma ardublockly que nos permite programar por blocos e também converter em código para a IDE do arduino. Programação para afinar os motores e testar os sensores  dos robots. View Details

Location: Espaço Educação ANPRI

Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma  uma linguagem de programação por blocos com o tynker. View Details

Location: Espaço Educação ANPRI

Sessão de esclarecimento e sensibilização sobre segurança na internet. View Details

Location: Espaço Educação ANPRI